
Projeto Mistura das cores

Público grupo: 3
Tempo de duração
Introdução
O uso de cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, como vermelho, amarelo, e laranja, contribuem para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, do tato, audição, paladar e outras habilidades.
Quanto antes o estímulo colorido fizer parte da rotina das Crianças Melhor será o desempenho tanto escolar quanto social por isso é na educação infantil que esse estímulo com as cores precisa começar Afinal Essa é a fase da vida em que a cognição se expande mais rapidamente em um universo novo imenso se abre diante dos pequenos.
Justificativa
Dada a importância de proporcionar a criança a visualização exploração, contato e manuseio dos diversos objetos que compõem o universo das cores surgiu a necessidade de se trabalhar com esse tema.
As crianças nessa faixa etária de 3 anos demonstram uma curiosidade infinita por conhecer tudo que está em sua volta, desse modo trabalharemos as cores mediando o descobrimento do seu mundo.
Objetivo geral
• Trabalhar com as cores de modo que as crianças possam identificar as ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento.
Objetivo específicos
• Descobrir a mistura das cores;
• conhecer a importância das cores no nosso dia a dia;
• desenvolver a criatividade, lateralidade e o raciocínio lógico utilizando as cores;
• produzir trabalho de arte, utilizando linguagem do desenho da pintura da colagem e da construção;
• identificar as cores nos objetos locais e espaços;
• ampliar o conhecimento das crianças.
Desenvolvimento
• Mistura das cores
• brincadeiras dirigidas
• roda de conversa com as crianças sobre as cores primárias e secundárias
• contação de histórias com fantoches, fantasias etc.
• Musicas diversas que trás as cores.
• trabalho com artes
• vídeos relacionados as cores.
• atividades xerocadas.
• jogos diversos envolvendo as cores ,frutas e figuras geométricas
• tabuleiro das cores
• atividades de auto expressão utilizando tinta giz de cera lápis de cor recortes etc
• produção de um mural coletivo sobre os conhecimentos das cores com diferentes materiais, desenhos e objetos.
• levar para exposição na sala de aula plantas e frutas.
Culminância do projeto
Apresentação musical.
Finalizaremos o projeto com festival de balões.
Avaliação
Será feita a avaliação ao longo do projeto através de observações de cada etapa do desenvolvimento da criança ,no seu crescimento individual e coletivo da turma.
* Através da participação dos alunos nas realizações das atividades.
Recursos
• vídeos
• fantoches
• tintas
• papel ofício
• Cartolina, crepom, giz de cera, cola colorida, Jogos de tabuleiro
• plantas, frutas
• brinquedos
• livros etc.