


HISTÓRIA DE DONA IOLANDA
Iolanda Dematté, nasceu em Vigolo Vattaro em 1924, seis anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial e quinze anos antes do início da Segunda Guerra Mundial. Iolanda tinha 21 anos quando terminou a Segunda Grande Guerra. Podemos imaginar as durezas daquele tempo. Ela nasceu e foi batizada na mesma paróquia na qual nasceu e foi batizada Santa Paulina que, acompanhando os pais, veio ao Brasil quando tinha seis anos.
Iolanda estudou numa escola pública que tinha muito prestígio pela excelência do ensino. Em seguida, trabalhou durante toda sua vida como educadora de crianças em casa de famílias importantes, inclusive educou os filhos de uma atriz de Hollywood, famosa nos anos 50 e 60. Por causa desse trabalho, viveu na Suíça, na Espanha, nos Estados Unidos, na França.
Depois que se aposentou, veio ao Brasil em 1992, prestando serviço na comunidade das irmãs de Santa Paolina, em Nova Trento (SC). Em 1994 chegou a Salvador, como missionário, Guido Zendrón, que tinha sido pároco da mesma paróquia que Iolanda frequentava na Itália e onde Santa Paolina fora batizada. Nesse ano, Iolanda também chegou a Salvador e começou a frequentar o Nordeste de Amaralina e o Vale das Pedrinhas onde Zendrón era pároco (atualmente é bispo de Paulo Alfonso).
Depois de ter dedicado anos de trabalho a crianças ricas, Iolanda decidiu dedicar sua vida às crianças pobres :daquela região e construiu uma creche que já existe há 25 anos e que acolhe 180 crianças, das 7:45 da manhã até as 16:30 horas, atendidas de forma totalmente gratuita. Ela colocou a serviço dessa obra todas as economias de anos de trabalho e criou uma obra estimada pelas autoridades municipais, pela Arquidiocese de Salvador e pelos amigos de sua terra natal (Trento).
Todas as professoras da creche têm diploma universitário e diversas delas, que tinham entrado com o magistério de 2º grau, conseguiram o diploma em pedagogia graças a bolsas estudo fornecidas pela Iolanda. Ela esteve muito presente também no Seminário São João Maria Vianney de Salvador. A cada Semestre, dois seminaristas passam uma tarde na creche desenvolvendo atividades com as crianças.
Conseguiu, nestes últimos anos, firmar convênio anual com a Prefeitura de Salvador que garante uma boa parte das despesas para a manutenção da creche.
Iolanda Dematté faleceu no dia 20 de setembro de 2021 em Salvador na idade de 97 anos.