
Projeto Eu e meu corpo
Tudo sobre mim!

PÚBLICO: GRUPO 3
TEMPO DE DURAÇÃO: 4 meses
INTRODUCÃO
A faixa etária correspondente às crianças da Educação Infantil envolve a conquista de certa autonomia, desta forma consolidar os hábitos de higiene faz-se necessária também no âmbito escolar.
Assim, busca-se neste projeto trabalhar a higiene corporal, especificando a necessidade de lavar as mãos, escovar os dentes, tomar banho diariamente, lavar os alimentos, cuidar dos cabelos e das unhas para se ter uma boa saúde.
JUSTIFICATIVA
Esse projeto, tem o intuito de levar o conhecimento a criança do seu próprio corpo, das suas necessidades e do seu alto conhecimento, tendo orientações básicas sobre como sou eu, meu corpo,saúde e higiene.Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para se conhecerem valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
OBJETIVO GERAL
Conscientizar as nossas crianças para a importância do autoconhecimento, do direito á saúde e sensibilizá-los para a busca permanente de hábitos de higiene e alimentares.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
• Conhecer quem é você e o seu próprio corpo;
-
Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio;
-
Estimular a autonomia;
-
Valorizar o seu corpo, sua saúde, sua vida;
-
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
-
Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal, e uma alimentação saudável;
-
Apresentar a importância da escovação dos dentes após as refeições;
-
Estimular para a pratica correta de tomar banho, cortar as unhas e cabelos;
-
Possibilitar o desenvolvimento da coordenação motora para pintura e colagem;
-
Estimular a criatividade;
-
Nomear as partes do corpo e os órgãos dos sentidos;
-
Conscientizar as crianças da importância de uma alimentação saudável e de sempre lavar os alimentos.
DESENVOLVIMENTO
• Dramatizações: quem sou eu? como posso cuidar do meu corpo?
• Brincadeiras dirigidas
• Recorte e colagem
• Brincando com sucata
• Musica do corpo e higiene
• Atividade xerocada
• Dobraduras
• Viseiras
• Máscaras
• Realizar alguns encontros com os pais, alertando sobre a importância da pratica saudável através de alimentos, da higiene corporal e bucal, pedindo para que eles ajudem nesse processo diariamente incentivando as crianças desenvolverem bons hábitos.
• Historinhas com fantoche sobre higiene;
• Grafismo: desenho, pintura, traçado;
• Contagem das partes do corpo (dedo, cabeça, mãos, pés);
• Fazendo leituras de imagens envolvendo ações do nosso corpo;
• Realizar em sala de aula uma exposição de produtos de limpeza;
• Destacar a necessidade de usar roupas sempre limpas, cortar as unhas e andar calçados protegendo assim das doenças;
• Demonstrações de como deve ser feito a higiene através de bonecos.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará através da participação, concentração, interesse e envolvimento das crianças nas atividades propostas, observando suas falas, atitudes, afetividade no decorrer do projeto.
CULMINÂNCIA
• Fazer um estande com vários objetos de higiene;
• Fazer a exposição de uma boca grande e um boneco, no qual todas as crianças que visitarem o estande possam fazer a higiene com auxilio de um adulto.