
Projeto Identidade
"Quem sou eu"

Público-alvo: Grupo 5
Tempo previsto: 3 meses
● OBJETIVO GERAL
Criar possibilidades de desenvolver na criança uma melhor compreensão de sua identidade, reconhecimento da diversidade étnico racial e a reflexão sobre suas ações, visando um convívio em sociedade.
● OBJETIVO ESPECÍFICOS:
● conhecer a história do seu nome e seu significado;
● identificar seus membros familiares;
● conhecer e respeitar os diferentes costumes das famílias grupos e povos;
● estimular o respeito à diversidade;
● desenvolver novas formas de interação social;
● identificar os diferentes tipos de famílias;
• APRESENTAÇÃO DO PROJETO
A criança tem seu jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e relações com realidade e com o meio em que ela aprende, e assim segue na construção de sua identidade.
● JUSTIFICATIVA
O projeto tem como objetivo abordar as interações sociais as condições de vida da criança para o processo de desenvolvimento intelectual e social.
A escola tem um papel fundamental na construção da identidade de cada aluno por favorecer novas interações ampliando o conhecimento ou reconhecimento de si e dos outros.
A construção da identidade e dá por meio das interações da criança com o meio social. A escola é universo social diferente da família, favorecendo interações ,ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
# ATIVIDADES PREVISTAS:
● uso do espelho reconhecimento da sua próprio imagem;
● exploração do alfabeto móvel para construção dos seus nomes e dos colegas;
● roda de conversas e debates sobre a sua identidade;
● desenhos ou colagens do seu auto retrato;
● escrita e listagem dos seus nomes e dos colegas em ordem alfabética;
● recorte e colagem formação do nome;
● confecção de cartazes em mural com imagens e nome dos colegas;
● confecção da ficha do nome feito pelas crianças;
● músicas citando o nome de cada criança;
● pesquisa em revistas e jornais das Letras para formação do seu nome;
● contar as letras do seu nome e colocar a quantidade de letras ao lado;
● pintar somente as vogais que encontrarem no seu nome;
● atividade com o nome na bola;
● Oficina de fantoche, construção da própria identidade;
● AVALIAÇÃO
Avaliação se dará através do envolvimento, participação, interesse e observação dos alunos nas atividades propostas diariamente.
● CULMINÂNCIA DO PROJETO
● Fantoche de meia;
● Construção da árvore genealógica.
● RECURSOS
Tinta, tesoura, cola, lápis de cor, fotos, giz de cera, revista, cartolina etc.